Hildegard Von Bingen (1098 –1179) foi uma das mentes mais brilhantes da Idade Média, e uma das poucas mulheres do período que costumam receber a devida homenagem por seus méritos. Compositora, criadora de um alfabeto, poeta, filósofa, naturalista, autora teatral, pregadora, abadessa, médica, teóloga, ela foi muitas coisas e é difícil enumerar. Agora, a vida dessa monja beneditina alemã chegou aos cinemas alemães pelas mãos da diretora Margarethe von Trotta com Barbara Sukowa no papel de Hildegard. O nome do filme é Vision – From the Life of Hildegard von Bingen. O filme acabou de sair nos EUA em DVD, espero que chegue por aqui. Só que se Agora até agora não apareceu no cinema e Papisa Joana não deu as caras em DVD, pode ser que nunca chegue. O que é uma pena. Já é possível montar um curso de Mulheres, Cinema e Idade Média sem nenhuma dificuldade... Basta os filmes saírem aqui.
Este é um blog feminista, com o intuito de divulgar notícias sobre temas relacionados às mulheres. É um blog político e seu objetivo é claro, quando você começar a ler tenha em mente isso: somos pela igualdade (política) entre mulheres e homens, pelos direitos humanos das mulheres em todo o mundo, pela construção de um mundo melhor para todos e todas. É “uma voz”, porque é a “minha voz”; logo, aqui não serei portadora da verdade ou “a voz” dos feminismos.
Muito interessante seu blog. Gostei! De-me notícias de um filme sobre Hildegard Von Bingen que, se Deus quiser, vai aparecer por aqui.
ResponderExcluirVoltarei sempre no seu blog, ok?
Um abraço de
Maria J Fortuna