29/01/2011

"Eu amo minha mãe, mas eu não quero ser igual a ela"



Passando pelo Japan Probe, vi uma notinha sobre um documentário japonês dirigido por Kyoko Gasha, a partir da sua própria experiência e de outras mulheres japonesas que decidiram abandon ar o Japão e ir para Nova York tentar uma carreira. Se entendi bem, o documentário “Mothers’ Way, Daughters’ Choice” (Algo que poderia ser, “O Caminho/Jeito da Mãe, A Escolha da Filha”) questiona os conflitos entre a educação tradicional (*acredito que a press!ao para se conformarem a um modelo*), as barreiras profissionais que as mulheres enfrentam no Japão e como algumas delas decidiram tornar suas vidas únicas. Não porcurei (*a conexão aqui é péssima*), mas talvez esteja completo no Youtube. A apresentação na página oficial do documentário é a seguinte:
Por que mulheres bem sucedidas da segunda potência econômica do mundo escolheriam começar as suas vidas em Nova York? O documentário “Mothers’ Way, Daughters’ Choice” explora como várias mulheres japonesas lutam para reconciliar sua educação tradicional e seu desejo de construir vidas singulares. Para entender essas utas, a diretora, Kyoko Gasha, mostra o quão profundas, poderosas são as influências da cultura japonesa em sua própria vida. Kyoko também desvela histórias de outras mulheres japonesas em Nova York, enrelaçando contos paralelos de culpa, negação, sacrifício e alegir. Esta história é sobre o choque cultural em um nível pessoal.

2 comentários:

  1. Li o título e me indentifiquei pq é assim que penso. Sou brasileira e devo ir ao Japão ainda este ano. Lá as mulheres quando casam acabam virando donas de casa pois os maridos preferem que suas esposas não trabalhem, cuidem só do lar, dele e dos filhos. Elas são criadas assim, vivem isso todos os dias...entendo pq elas não querem seguir o caminho das mães.
    Bjs

    ResponderExcluir